Periodontologia

A Periodontologia é a especialidade da medicina dentária dirigida à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o periodonto, ou seja, o conjunto de tecidos que incluem para além da gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsável por manter a firmeza dos dentes nos maxilares.
As doenças periodontais são provocadas pela acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral. O depósito de placa bacteriana e de tártaro (placa bacteriana calcificada) no sulco existente entre a gengiva e os dentes origina uma inflamação crónica que destrói os tecidos que suportam a dentição.
 As doenças periodontais dividem-se em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.
A gengivite é provocada pela acumulação de bactérias no sulco gengival, originando inflamação e consequente vermelhidão e sangramento da gengiva.

Quando a gengivite não é corretamente diagnosticada e tratada, a infeção bacteriana pode progredir transformando-se num problema mais complexo que afeta outros tecidos para além das gengivas. A Periodontite provoca a irreversível perda de osso, com consequente mobilidade dentária, sendo a principal causa de perda dentária nos adultos. Stress emocional, tabagismo ou doenças sistémicas como a diabetes podem funcionar como fatores de risco no aparecimento da doença.
A patologia periodontal é juntamente com as cáries uma das mais frequentes e que maior incidência se verifica na população em geral. É fundamental aconselhar-se com o seu médico e fazer consultas frequentes, especialmente nesta patologia que numa fase avançada pode levar à perda dos dentes. Um diagnóstico precoce é fundamental.