Existem outras alternativas à colocação de implantes?

Existem outras alternativas à colocação de implantes?

1 - Numa exposição que se pretende séria e aberta, conviria referir, com toda a legitimidade, as outras possíveis opções para a substituição de um único dente, pois, nem todas envolvem implantes dentários, e que são as seguintes:

Reposição de um dente

com o recurso a um implante dentário instalado no espaço deixado pelo dente extraído, sendo a coroa fixada nesse implante;

Reposição de um dente em falta

recorrendo-se aos dentes adjacentes; dependendo do seu estado, preparando-os para a colocação de uma ponte fixa.
Trata-se de uma prótese que será cimentada sobre os dentes adjacentes, os quais irão sustentar o dente perdido.
Neste caso, não serão utilizados implantes dentários; e considerando que o desgaste dos dentes adjacentes, nos dias de hoje, é visto como algo
desnecessário, face à possibilidade de instalação de um implante dentário;

Dente único

este pode, também, ser substituído por uma prótese removível. Trata-se de um procedimento que apresenta algumas limitações de recomendação, embora seja o menos oneroso.

2 - As opções para a substituição de dois ou mais dentes, uma vez que nem todas exigem implantes dentários, são as seguintes:

recorre-se a dois ou mais implantes instalados nos espaços deixados pelos dentes extraídos, sendo as coroas fixadas nos implantes dentários, podendo estas ficar unidas (pontes) ou não.

acontece com o recurso aos dentes adjacentes, dependendo do seu estado, preparando-os para a realização de uma ponte fixa sobre esses mesmos dentes.
Este tipo de prótese será cimentada sobre os dentes adjacentes, os quais irão sustentar os dentes perdidos.
Neste caso, não serão utilizados implantes dentários, tendo em atenção que o desgaste dos dentes adjacentes, hoje, em dia, é considerado como
algo desnecessário, perante a possibilidade de instalação de implantes dentários;

esta permite substituir dois ou mais dentes da arcada, com um único aparelho, apenas, tratando-se de um procedimento com limitações de recomendação, embora possa ser menos oneroso.

3 - Outras opções possíveis, para a substituição de todos os dentes:

Estrutura fixa

trata-se de um tipo de estrutura que é confeccionada a partir de uma base, uma barra em titânio ou cerâmica, sendo, esta, recoberta por acrílico ou cerâmica.
Sempre suportada por quatro ou mais implantes, em alguns casos, mais específicos, consegue-se colocar dentes individualmente.
Este género de estrutura, em termos de higienização, exige que essa seja feita pelo paciente, diariamente, como se de dentes naturais se tratasse.

Prótese semi-fixa ou sobredentadura

neste caso, o trabalho para a reabilitação dos dentes não exige, nada mais nem nada menos, do que a colocação de uma prótese removível, que deve ficar suportada por implantes dentários – dois ou mais implantes, com encaixe do tipo “macho-fêmea”.
Esta estrutura deve ser removida pelo paciente, diariamente, para uma higienização correcta.

Prótese removível

é o tipo de estrutura, como o nome propriamente refere, de “tirar e pôr”, sem nenhum suporte artificial, que recorre, apenas, às condicionantes anatómicas para se segurar.
Esta estrutura deve ser removida pelo paciente, diariamente, para uma sua higienização correcta. É, vulgarmente, conhecida por “dentadura” ou
“placa”.

Blog

Mais publicações

Marque já a sua consulta!

Ebooks Grátis Clínica Dent´Art

Ebook Implantes Dentários

Ebook Implantes Dentários

Ebook Higiene Oral

Ebook Higiene Oral