O que são os Implantes Dentários?

O que são os Implantes Dentários?

Numa linguagem simplificada, implantes dentários são parafusos, geralmente, de titânio, que servem para repor as raízes de dentes perdidos.
Esses implantes são aparafusados ou fixados no osso maxilar, mandibular ou zigomático, dentro da cavidade oral, servindo, assim, de base para as coroas ou próteses dentárias que irão substituir um ou mais dentes em tratamento.


Os implantes podem ser feitos de vários materiais que osteo-integram (fixam, intimamente, no osso), sendo, os mais utilizados, o titânio e a zircónia.
Os implantes de zircónia são, também, chamados “metal free”, por serem feitos de um material que não contém metal.

 No entanto, os implantes mais utilizados são os implantes em titânio, sendo a sua principal diferença visual a cor. A cor da zircónia é branca, e a cor do titânio é prateada

O processo pelo qual os implantes passam a funcionar como raízes artificiais, que suportam os dentes de uma coroa ou prótese, é um fenómeno biológico do crescimento e da organização da estrutura óssea ao redor do implante, que, após a sua colocação, se fixa intimamente ao osso. 

Este fenómeno é designado por osteo-integração. Assim sendo, os implantes dentários, enquanto elementos de reposição de raízes de dentes perdidos, têm como vantagem impedir o desgaste de outros elementos dentários, seja de uma forma indireta, através do uso de próteses removíveis (que a médio e a longo prazo desgastam os dentes de suporte), ou de uma forma direta, com o recurso a pontes fixas sobre os dentes (o que implica o desgaste intencional dos dentes adjacentes ao dente em falta, para fixar uma estrutura de três ou mais dentes).

Os implantes dentários são possíveis em todas as pessoas que tenham já o seu crescimento ósseo concluído, o que é aferido através de um exame específico, em caso de dúvida, e que estejam de boa saúde, em geral, ou se com doenças sistémicas, mas que estejam sob controlo médico.

Blog

Mais publicações

Marque já a sua consulta!