Os riscos e as complicações dos implantes dentários

Os riscos e as complicações dos implantes dentários

Como riscos cirúrgicos da colocação de implantes dentários deve ter-se em consideração, como sempre acontece com qualquer procedimento cirúrgico, que existirá um certo grau de risco, inerente à instalação dos mesmos. Esses riscos podem ser maiores ou menores, a considerar.

No caso de riscos menores, na maioria dos casos realizados, estes são transitórios e podem ser controlados. Referimo-nos a hematomas (pisaduras), sangramento, edema (inchaço), dores ou desconforto. Estes, como referido, consideram-se riscos facilmente controláveis, daí, serem considerados riscos menores.

 Os riscos maiores, associados à colocação de implantes dentários, que, possam ocorrer, são, felizmente, extremamente raros de acontecer.

Um bom diagnóstico prévio, complementado com exames auxiliares adequados, por norma, eliminam a totalidade de eventuais riscos maiores.

Parte-se do princípio de que todos os profissionais de implantologia estarão aptos a minimizar quaisquer eventuais riscos ou complicações, à priori. 

No entanto, esses riscos ou eventuais complicações, a acontecer, podem variar, dependendo de cada caso, considerando-se, como principais:

  • Perda óssea – em torno dos implantes poderá ocorrer uma perda óssea. As consultas de controlo regulares, realizadas pelo médicodentista, assegurarão que qualquer perda óssea mais extensa será logo diagnosticada, e cuidadosamente tratada.

 

  • Uma infecção – as infecções, em redor dos implantes dentários, resultam, nomeadamente, da falta de uma higiene oral cuidada. Para evitar tais infecções, os implantes dentários devem ser, devidamente, higienizados, pelo médico-dentista, com uma periodicidade regular.

A higiene oral adequada, para cada caso, deve ser prescrita pelo médico-dentista, devendo ser realizada criteriosamente, para prevenir-se:

Em conclusão, não deve dizer-se que não há risco ou complicações na instalação de implantes dentários; contudo, estes não serão comuns, como podem ser facilmente prevenidos e colmatados pelo médico-dentista.

Em verdade, os implantes dentários continuam a ser, ainda, a melhor opção para reabilitar a supressão de dentes.

Blog

Mais publicações

Marque já a sua consulta!

Ebooks Grátis Clínica Dent´Art

Ebook Implantes Dentários

Ebook Implantes Dentários

Ebook Higiene Oral

Ebook Higiene Oral