Qual pode ser a durabilidade de um implante dentário?

Qual pode ser a durabilidade de um implante dentário?

Em termos de tempo, há que ter-se em consideração a durabilidade do implante dentário (raiz artificial) e a durabilidade da prótese (dente, propriamente dito).

Assim, sabemos que os implantes dentários são aplicações com elevadas taxas de sucesso, existindo artigos científicos publicados que avaliaram o seu desempenho ao longo de um período de mais de trinta e cinco anos.

Nesse sentido, podemos afirmar que bem mais de noventa por cento dos implantes dentários, colocados com mais de dez anos, encontram-se em perfeito estado.

O sucesso da durabilidade dos implantes dentários depende, também, e muito, da forma como estes serão higienizados e de como a sua manutenção deverá ser controlada ao longo do tempo, tornando-os uma aplicação, a longo prazo, bem sucedida.

Em qualquer dos casos, será, sempre, necessária uma consulta de controlo semestral – consulta de controlo clínico; e radiográfico, quando preciso.

Pelo que, nunca será demais salientar que uma boa higiene oral, por parte do utente, e de acordo com as recomendações do seu médico-dentista, é de crucial importância, para a boa durabilidade dos seus implantes dentários.

 

Quanto à durabilidade da prótese fixa sobre os implantes dentários, sabe-se que esta está relacionada, directamente, com o tipo de estruturas que são colocadas sobre esses mesmos implantes.

A par disso, são variáveis, de extrema importância, para a durabilidade das próteses, o uso que se lhes dá, isto é, se acontecem parafunções, como, por exemplo, o “bruxismo” (ranger sistemático dos dentes); se se ingerem bebidas com corantes, por hábito alimentar; se a qualidade da higienização praticada para com a prótese é a ideal e a aconselhada.

Se se considerarem as condicionantes referidas, aliadas a consultas de controlo, programadas, regularmente, pelo médicodentista, prevenir-se-á qualquer tipo de problema, pois, a surgir, será diagnosticado e tratado atempadamente.

Considerando que os pressupostos referidos serão levados, meticulosamente, em consideração, pode afirmar-se que as próteses fixas durarão, certamente, muitos anos!

Blog

Mais publicações

Marque já a sua consulta!

Ebooks Grátis Clínica Dent´Art

Ebook Implantes Dentários

Ebook Implantes Dentários

Ebook Higiene Oral

Ebook Higiene Oral