O primeiro hábito é o açúcar.
Praticamente toda a gente gosta de açúcar, mas ninguém gosta mais de açúcar do que as bactérias da carne. Então este açúcar quando é ingerido na quantidade certa e no momento adequado, é uma excelente fonte de energia rápida, devendo ser logo removido da superfície dos dentes.
Agora, aqueles caramelos ou aquela pasta de caramelo que se colam literalmente aos dentes são um perigo, pois a revolução mecânica que a língua ao falar ao comer e as bochechas fazem, não vai ser suficiente para eliminar da boca as bactérias, ajudando assim o aparecimento e desenvolvimento de cáries.
Além disso, quem tem coroas ou pontos, não deve mesmo comer este tipo de doces que se colam aos dentes pois as coroas e as pontes têm uma boa resistência à compressão.
Ou seja, nós podemos comer ou mastigar alimentos duros que não vai haver problema nenhum. A grande questão é na tração, quando o caramelo se cola e nós abrimos a boca para descolar fazendo assim um movimento de tração, sendo este o grande problema. A grande maioria das pessoas a quem sai ou descolam coroas ou pontes é porque estavam a comer alguma coisa deste tipo, um caramelo ou este tipo de coisas que se colam aos dentes.
O segundo hábito a evitar são as pipocas, as azeitonas e até mesmo as cerejas.
Todo o tipo de alimentos que podem ter um caroço pequeno.
Isto porque o implante não tem o ligamento que une o dente ao osso e que nos dá a sensibilidade para determinar na boca se algo é duro ou mole. As pessoas com implantes trincam tudo, seja mole seja duro, pois os músculos da mastigação são extremamente potentes e só com os dentes naturais é que essa informação, o que estamos a trincar, chega ao cérebro.
Essa informação ao chegar ao cérebro, diz-nos que há algo duro e que é melhor parar, pois senão corremos o risco de partir os dentes.
Quem tem os dentes fixos sobre implantes não tem a percepção desta forma.
Ou seja, vamos trincar e quando nos apercebemos já partimos a coroa ou a estrutura fixa. Portanto, é necessário ter um cuidado especial ou mesmo evitar este tipo de situações ou alimentos. Então recapitulando, vamos ter de ter um cuidado especial e extra com os alimentos que se colem em demasia aos dentes e com os alimentos que possam ter um caroço pequeno.